5ª Feira de avicultura e suinocultura começa em Venda Nova do Imigrante
Publicado em: 05 Jun 2019
A 5ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (FAVESU) teve início na manhã desta quarta-feira (05) e segue até a noite de quinta-feira (06) de junho, no município de Venda Nova do Imigrante.
Realizada pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) e Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), a FAVESU é o principal ponto de encontro de produtores, gestores, empresários, técnicos, acadêmicos, fornecedores e demais envolvidos diretamente na cadeia produtiva de aves e suínos, além do público consumidor.
Os dois setores são de suma importância para a economia capixaba. Segundo dados do Censo Agropecuário 2017, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ano de 2017 se comparado ao de 2006 teve um crescimento de 115% na produção de galinhas e na de ovos 174%. Números bem acima da média no país e demais estados produtores.
Entre 2017/2018 a suinocultura teve o faturamento médio de R$ 161,478 milhões. O setor empregou diretamente 4.500 pessoas e indiretamente 15 mil. A produção média mensal é de 23.239 suínos. O município de Cachoeiro de Itapemirim tem atualmente a maior produção, sendo de 36,18%.
A feira é uma boa oportunidade para a realização de novos negócios e aprimoramento de atividades para suinocultura e avicultura. O evento conta com a premiação de trabalhos científicos relacionados à área de aves e suínos.
O início do evento é marcado com o 3º Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba e o 5º Concurso de Qualidade de Ovos Coopeavi. A competição é um estimulo para melhorar cada vez mais o processo de produção dos ovos. Neste ano o concurso de Qualidade de Ovos Capixaba, traz uma novidade: categoria dos ovos vermelhos.
Ao mesmo tempo acontece também o Qualificases (Programa Anual de Capacitação de Suinocultores) que será realizado no dia 05 de junho, na parte da manhã. A programação de capacitação contará com dois palestrantes, a Dra. Charli Ludtke e o Dr. Iuri Machado. O evento acontece em parceria com ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos).
Além da Qualificação suína, o evento conta com Qualificaves, que apresenta palestras técnicas para o setor de Frango de Corte e Postura Comercial. Para a Palestra de Tecnologias disponíveis para a Avicultura de frango de corte 4.0 – desafios, impactos e benefícios ao negócio o palestrante é Alessandro Tetsuo. Na área de Impactos das salmoneloses para o produtor e a indústria de frango de corte, o palestrante será Oliveiro Caetano de Freitas Neto. Na apresentação do Case de sucesso: Campanha de marketing da suinocultura nacional e Tendências de consumo de proteínas, quem fará será Lívia Machado. O evento do Qualificaves será realizado na quinta (06) pela manhã, falando sobre Bem Estar Animal de Poedeiras.
O evento tem ainda o Espaço Gourmet com a possibilidade de atualização e treinamento a representantes do mercado consumidor, onde aulas show gastronômicas e palestras nutricionais proporcionarão a um público ligado a restaurantes, supermercados, hotéis, pousadas, bares, e o próprio consumidor final, um melhor conhecimento da qualidade dos produtos da avicultura e suinocultura, bem como as formas práticas de preparação. O cardápio de 2019 contém Omelete de Legumes, Strogonoff suíno e Almôndegas de frango com massa.
Entre as palestras acontece a reunião conjuntural, na tarde do dia 05, às 14 horas. Com o objetivo de discutir melhorias para o desenvolvimento dos setores de suínos e de aves ao país, a reunião traz três momentos. Apresentando primeiro os números e perspectivas da suinocultura brasileira, depois os números e perspectivas da avicultura de corte e postura comercial, e por último as perspectivas sobre o mercado de grãos (Milho e Soja).
Outro momento importante será a palestra de Sucessão Familiar ministrada por Marielly Biff. Encontrar um sucessor para tocar os negócios da família não é uma tarefa fácil em qualquer ramo. Com esse propósito de ajudar e incentivar a sucessão familiar que a Feira aborda o assunto. A palestra conta com o apoio do SEBRAE e será realizada na tarde de quinta-feira (06), a partir das 14 horas.
Encerrando a Feira, o evento traz a palestra Magna dada por Arthur Igreja. A palestra trata a “Situação Socioeconômica atual e Perspectivas para o Futuro”. A palestra conta com a realização conjunta entre AVES, ASES e o Sistema FAES/SENAR-ES/Sindicatos Rurais, que tem como objetivo levar mais conhecimento empresarial para todos os participantes da 5ª edição da FAVESU. Acontecendo no dia 06 às 17 horas.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar