05 e 06 de Junho de 2024 



05 Jun

Qualificação para suinocultores no primeiro dia da FAVESU

Publicado em: 05 Jun 2019

Qualificação para suinocultores no primeiro dia da FAVESU

Sustentabilidade, boa gestão e bem-estar. Esses foram os pilares da 1ª edição do Qualificases (Programa Anual de Capacitação de Suinocultores), realizada durante a 5ª edição da Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (FAVESU).

 A programação contou com a participação de dois palestrantes. Um deles é o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), Dr. Iuri Machado. Também foi palestrante a médica veterinária e diretora da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) Drª Charli Ludtke. O evento acontece em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Charli Ludtke mostrou o tema “Aplicabilidade da norma de boas práticas e bem-estar na suinocultura, elaborada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”.  “É a primeira vez que venho a FAVESU e pude perceber a força que possui, pois aproxima os produtores e isso acontece graças as associações que trabalham os dois segmentos” destacou.



Já o palestrante Dr. Iuri Machado, apresentou dois assuntos: “Desafios e oportunidades na aplicação de boas práticas nas fábricas de rações próprias” e sobre a “Gestão na suinocultura com foco na sustentabilidade: uso racional de recursos biosseguridade e eficiência de produção de custos”.

Iuri Machado destacou o evento como uma ótima maneira de interagir com todos, de produtores a estudantes. “Na FAVESU podemos perceber a força que os setores de avicultura e suinocultura tem no estado”, disse.

O setor

Entre 2017/2018 a suinocultura teve o faturamento médio de R$ 161,478 milhões. O setor empregou diretamente 4.500 pessoas e indiretamente 15 mil. A produção média mensal é de 23.239. O município de Cachoeiro de Itapemirim tem atualmente a maior produção, sendo de 36,18%. Mas, o município com maior número de produtores é o de Vargem Alta com cinco produtores ao todo.

Com o intuito de aprimorar a capacitação dos produtores de suínos do Espírito Santo e seus colaboradores, que a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) desenvolve desde 2014 o Programa Anual de Capacitação de Suinocultores (Qualificases). O Qualificases possui três palestras para falar de gestão, boas práticas nas fábricas de ração e Bem-estar.

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar